"Grandes almas sempre encontraram violenta oposição de mentes medíocres" - Albert Einstein

terça-feira, 29 de julho de 2008

Os elementais da natureza sussurram em nossos ouvidos...A Borboleta.

2ª Quinzena de Março de 2008
Desde o dia 11/03 que venho observando os fatos e, para minha surpresa (ou não atentei antes, mas duvido...), uma borboleta desce pelo céu no instante em que piso no quintal. Fiquei vários minutos observando-a, pois realmente uma borboleta é algo inédito por estas bandas (estas bandas, o meu quintal). Pronto, imediatamente dentro de minha curiosidade abissal fui pesquisar o significado da borboleta:
O SIGNIFICADO DA BORBOLETA - A IMAGEM DA ALMA
Coloridas e diurnas, as borboletas prenunciam acontecimentos alegres, ao contrário de suas irmãs mariposas, quase sempre negras e noturnas, que noticiam a infelicidade. No imaginário humano, porém, ambas estão relacionadas à alma. Na cultura greco-romana, assim como na egípcia, acreditava-se que a alma deixava o corpo em forma de borboleta. A palavra psique, em grego, quer dizer ao mesmo tempo espírito e borboleta. Nos afrescos de Pompéia, a psique é representada por uma criança com asas de borboleta. Para a civilização asteca, ela era o sopro vital que saía pela boca do morto, além de estar associada a uma divindade (Itzpapalotl, cruzamento de uma mulher com uma borboleta). Esse simbolismo está relacionado à sua metamorfose, que, metaforicamente, expressa a saída do túmulo (casulo) para o renascimento. Essa associação de seu ciclo vital – a passagem do mundo dos mortos para o dos vivos, também é utilizada na cultura oriental. Por outro lado, duas borboletas juntas querem dizer felicidade conjugal.
Devido a sua metamorfosede ovo a lagarta, de crisálida (presa a um envoltório) a um inseto alado e colorido – a borboleta é símbolo da alma e da imortalidade.
Assim como a borboleta, que é irresistivelmente atraída pela luz, a alma também é pela verdade divina. Por isso, esse inseto é símbolo da busca da verdade.

A Borboleta significa transparência, transformação. Para termos consciência e compreendermos nossos sonhos (e para quem acredita em viagens astrais), obtermos inspiração e transformarmos momentos difíceis em momentos de crescimento e evolução. Evocada para obtermos ajuda no nosso desenvolvimento espiritual, buscar a transcendência e transformação, liberdade e novas etapas, ir para dentro e transformar-se, clareza mental para encontrar o próximo passo.

Para a filosofia Oriental, a simbologia da borboleta significa ressurreição, morte e depois vida do mesmo ser; metamorfose; transformação. A borboleta significa liberdade; leveza; admiração; beleza... Antes de ser esse lindo inseto ele foi uma lagarta.

Um comentário:

Telma Ramos Artes disse...

Querida!!!

Amei este texto do significado das borboletas. Eu sou apaixonada por elas e me auto intitulo, "Telma Borboleta", pois sou uma buscadora de mim mesma e sinto que ao longo de meus 55 anos, continuo a morrer e a renascer a cada aprendizado novo que a vida me oferta. Caso vc me permita, irei colar e copiar seu texto e enviar pra minha galerinha conhecida.
Não sei se lembra de mim, mas recebi e me encantei com o fenômeno do sol coroado que recebi de ti.
Sou artista plástica, pinto autos comercialmente, mas para mim, me presenteio, através das telas, com borboletas.
Gde bjo, luz, Namastê!!!