"Grandes almas sempre encontraram violenta oposição de mentes medíocres" - Albert Einstein

terça-feira, 29 de julho de 2008

O PHI - Proporção áurea

Ano de 2006 - Euclides de Alexandria em seus ensaios pitagóricos descobriu o Phi = 1,618, ou seja sempre que um número dividido por outro resultar na razão supracitada, diz-se que estão em proporção áurea. Esta proporção está presente em diversos elementos da natureza, do universo e no corpo humano. Encontramos também esta proporção nas pirâmides do egito, na pintura de Da Vinci, a Monalisa, na fachada do Partenon, entre outros. Hoje ainda é utilizada por cirurgões plásticos na busca de proporções harmoniosas.

O matemático italiano Leonardo Pisano (de Pisa), cujo apelido era Fibonacci, ao resolver um problema matemáetico, transcreveu o que seria uma das seqüências mais instigantes da matemática, que entrou para a história como a seqüência fibonnaci (série de números infinitos onde cada número é a soma dos dois anteriores onde os primeiros números são 0 e 1)
1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, ...
Essa seqüência aparece na natureza, no comportamento da refração da luz, dos átomos, do crescimento das plantas, nas espirais das galáxias, dos marfins de elefantes, nas ondas no oceano, furacões, etc.

Nenhum comentário: